01 dezembro 2012

Resumo da aula do dia 30/11

Tema: O 1º Império

Hoje a professora passou uma atividade que deve ser feita em casa e entregue na próxima aula. A atividade será avaliada em 2 pontos. Seu tema é A Independência do Brasil 1822 - Linha de tempo: O 1º Império.

1822- Principais acontecimentos:

  • Ao longo do ano de 1822, o Parlamento português decidiu dividir o Brasil em províncias.
  • Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro manifestou sua intenção de permanecer no Brasil.
  • Foi decretado que todas as tropas portuguesas que invadissem o Brasil seriam consideradas inimigas.
  • Diante das autoridades de Lisboa, Dom Pedro declarou em 7 de setembro a Independência do Brasil.
1823/1824- Organização do Estado Brasileiro:
  • Durante a elaboração da primeira Constituição Brasileira, os políticos tentaram limitar os poderes ao parlamento do que ao monarca. D. Pedro I discordou, mandou dissolver a Assembléia e mandou o conselho do Estado elaborar o poder Executivo, Legislativo, Judiciário e poder Moderador, centralizando o poder em suas mãos.
  • A constituição também definiu leis eleitorais no país e oficializou a religião católica.
1824/1831- Conflitos sociais _ Revoltas:
  • A Província do Grão Pará foi assumida pelo governo em 1824.
  • D.Pedro I , em 7 de abril de 1831, passou o trono ao seu filho, Pedro de Alcântara. Partiu para Portugal, onde lutou para recuperar o trono português, que havia sido anteriormente tomado por sua filha.
1831 a 1840- O Período Regencial:
  • Após a tentativa de retomada do trono português, houve o início do Período Regencial, cujo objetivo era manter a monarquia até que o herdeiro do trono pudesse assumi-lo. Houve duas regências trinas e duas regências unas, sendo que a figura de maior destaque no período foi o padre Diogo Antônio Feijó, que participou da Regência Trina Permanente (junho de 1831 a de outubro de 1835) e da "Regência una de Feijó" (1835-1837.
DOM PEDRO I


by: Marina Nadu

Resumo da aula do dia 26/11

Tema: Pontos distribuídos

Hoje a professora nos informou novamente sobre os pontos distribuídos pelo professor. Ela disse que como nosso desempenho não está sendo muito bom nesta última etapa mudaria sua distribuição de pontos, sendo que o portfólio valerá 4 pontos, pois ela não quer nos prejudicar mais retirando muitos pontos, porque a qualidade da maioria dos blogs não está boa.
Disse que iremos assistir ao filme "Carlota Joaquina" ou a um documentário para finalizarmos o conteúdo que está sendo estudado, a transferência da corte portuguesa para o Brasil e Independência Brasileira.

Independência do Brasil
 A independência do Brasil foi declarada por Dom Pedro I após frequentes ameaças da corte de Portugal, dizendo que invadiriam o Brasil caso ele não retornasse à Lisboa. Dom Pedro era contra guerrilhar, então declarou que todas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil sem seu consentimento seriam consideradas inimigas e lançou o "Manifesto às Nações Amigas".

by: Marina Nadu

Resumo da aula do dia 23/11

Tema: Prova

Hoje a professora Ana Clara comentou os resultados das provas onde foram muito ruins. Mais tarde ela entregou as provas para vermos quanto tínhamos tirado e o que erramos. Depois de analisarmos as provas a professora recolheu as mesmas, pois como regra da escola a última prova do ano não pode ser entregue aos alunos.

by: Marina Galindo

_________________________

Tema: Avaliação

Hoje a professora Ana Clara começou a aula dizendo que estava muito decepcionada com as notas das provas da turma. A matéria toda foi estudada em sala e ela não entendeu como fomos tão ruins. Ela entregou a prova para vermos nossas notas e pediu para devolvermos, pois as últimas provas do ano não são devolvidas aos alunos.
A professora passou o gabarito da prova e perguntou quem tinha acertado cada questão.


by: Marina Nadu

Resumo da aula do dia 19/11

Tema: Atividade em dupla

Hoje a professora passou uma atividade em dupla valendo 2 pontos para quem estivesse precisando de notas para não entrarem na recuperação paralela. A atividade foi exatamente a primeira prova desta etapa, que segundo Ana Clara foi uma revisão para a prova de amanhã, pois no conteúdo cairá uma questão sobre as Ações Afirmativas.
No final da aula a professora disse que as postagens dos blogs (portfólios virtuais) deverá ser atualizada até o dia 30/11/2012.

Portfólio das Anjinhas



by: Marina Nadu

Resumo da aula do dia 13/11

Tema: Período Joanino

Hoje a professora Ana Clara não deu continuidade ao debate anteriormente falado. Foi passado uma atividade avaliativa em sala, que foi entregue, e seu tema era a Transferência da Corte Portuguesa para o Brasil - 1808 a 1821.
A  professora explicou como a atividade deveria ser feita. Uma linha de tempo foi passada no quadro e teve que ser completada de acordo com os textos do livro didático de história da RSE.


A transferência da corte portuguesa para o Brasil foi uma forma de refúgio para Dom João VI da tentativa de invasão de Portugal por Napoleão Bonaparte.
A Chegada da família real no Rio de Janeiro foi de grande euforia. Houve foguetório, luminárias, por nove dias e nove noites. O povo parecia perceber que haveriam de vir mudanças importantes na política brasileira.
Um porém aconteceu, o povo não esperava que seriam obrigados a ceder suas casas para as famílias que chegarão, foram literalmente despejados. Mais de quinze mil pessoas tinham vindo a corte. Bastava apresentar uma carta assinada por P.R (Príncipe Real) que todos já sabiam "ponha-se na rua", era a tradução irônica para a temida assinatura.


by: Marina Nadu