21 agosto 2012

Resumo da aula do dia 20/08

Tema: Revisão para a prova

Hoje dia 20/08 segunda-feira a professora Rossana passou a revisão para a  prova, que será realizada amanha, dia 21/08.

20/08_ Revisão para a prova

AMÉRICA ESPANHOLA

  • Colônia de exploração
  • Trabalho empulsório indígena:   Mita- mineração
                                                          Encomienda- agricultura

SOCIEDADE

 



ESCRAVIDÃO NO BRASIL


  • Trabalhavam nas lavouras de cana.
  • Os senhores de engenho moravam na Casa Grande
  • Os escravos ficavam nas senzalas.
  • Os escravos que conseguiam fugir se escondiam nos quilombos escondidos pela mata.

Fonte(imagem) www.google.com

by: Marina Galindo


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Tema: Revisão para a prova

Hoje dia a professora Rossana passou uma revisão para a  prova, será feita amanhã.


AMÉRICA ESPANHOLA

  • Colônia de exploração
  • Trabalho compulsório indígena:   Mita: mineração       Encomienda: agricultura

SOCIEDADE





ESCRAVIDÃO NO BRASIL
  • Trabalhavam nas lavouras de cana.
  • Os senhores de engenho (moravam na Casa Grande)
  • Os escravos ficavam nas senzalas.
  • Os escravos que conseguiam fugir se escondiam nos quilombos escondidos pela mata.
Fonte: Google Imagens

by: Marina Nadu
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Tema: Revisão para a prova

   Hoje a professora Rossana deu revisão para a prova de amanhã.


América Espanhola 


  • Colônia explorava - mita = mineração 
  • Trabalho compulsório indígena - encomienda = agricultura

Sociedade



Escravidão no Brasil  

Os primeiros escravos que vieram para trabalhar na cana-de-açúcar.
Quem ficava nas casas eram os senhores, já nas senzalas eram os escravos que lá viviam em péssimas condições de vida.

Quilombos (formas de resistências)

Acampamento ou fortaleza, denominada como povoações construídas por escravos fugitivos.

by: Talita Monteiro

Resumo da aula do dia 17/08

Tema: Correção do dever de casa

Hoje sexta-feira a professora Rossana passou um pequeno vídeo, onde retratava a captura e a vida dos escravos que viajam nos navios negreiros. Depois de assistirmos o vídeos e tirarmos nossa dúvidas com a professora, ela fez a correção do para casa passado na aula passada, das páginas 89 e 90.

17/08_ Correção do para casa

Questão 11: sugestões de respostas.

Figura 14:

  • Escravos domésticos.
  • Escravos de tabuleiro (vendem frutas e doces).
Figura 15:

  • Escravos de ganho(exercem pequenas tarefas e ganham para o seu sustento).
Figura 16:

  • Escravos de ganho.
  • Escravos domésticos.
  • Escravos pessoais.
Figura 17: 

  • Escravos de garimpo.
Figura 18:

  • Escravos de cana de açúcar.
Figura 19:

  • Escravos dos engenhos de cana.
                                                 
                                 by: Marina Galindo


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Tema: Captura Indígena

Hoje a professora Rossana passou para a turma um vídeo. O mesmo falava sobre a captura e o transporte dos escravos africanos ao Brasil. Houve após o vídeo a correção das atividades passadas na aula anterior.

Sugestões de resposta para a questão 11 da atividade de casa:


Figura 14:
  • Escravos domésticos.
  • Escravos de tabuleiro (vendem frutas e doces).
Figura 15:
  • Escravos de ganho (exercem pequenas tarefas e ganham para o seu sustento).
Figura 16:
  • Escravos de ganho.
  • Escravos domésticos.
  • Escravos pessoais.
Figura 17: 
  • Escravos de garimpo.
Figura 18:
  • Escravos de cana de açúcar.
Figura 19:
  • Escravos dos engenhos de cana.
VÍDEO DO NAVIO NEGREIRO:


Fonte: YouTube

by: Marina Nadu                                                                
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Tema : Captura dos negros

   Hoje a professora Rossana passou um vídeo que falava como que era feita as capturas dos negros para serem escravos, eles eram trazidos em um navio que chamava navio negreiro, apos ter passado o vídeo ela  fez a correção do para casa.
Sugestões de resposta para a questão 11 da atividade de casa:


Figura 14:
  • Escravos domésticos.
  • Escravos de tabuleiro (vendem frutas e doces).
Figura 15:
  • Escravos de ganho (exercem pequenas tarefas e ganham para o seu sustento).
Figura 16:
  • Escravos de ganho.
  • Escravos domésticos.
  • Escravos pessoais.
Figura 17: 
  • Escravos de garimpo.
Figura 18:
  • Escravos de cana de açúcar.
Figura 19:
  • Escravos dos engenhos de cana.

by: Talita Monteiro



Resumo da aula do dia 13/08

Na aula desta segunda-feira a professora Rossana cedeu o seu horário de aula, para poder aplicar a prova de português, que não havia dado para aplica- la no horário da mesma. Então como não tivemos aula a Rossana passou um dever de casa, que foi as páginas 89 e 90, 82 a 90(fazer resumo)


Tarefa: Fichamento páginas 82 a 90.

  Escravidão no Brasil 

1° parágrafo:  A chegada dos escravos da África teve início já nas primeiras décadas de colonização do Brasil. 

2° parágrafo: Com o início da produção açucareira nas colônia portuguesa, consolidou- se o uso da mão-de-obra africana, onde gerou muitos lucros.

3° parágrafo: No Brasil estima- se que, de 1551 a 1870 tenha chegado cerca de 10.247.500 escravos africanos.

4° parágrafo: Com o grande número de escravos no Brasil foi iniciada no século XVIII a construção de um forte, para o depósito de escravos na região, pagos e mantidos pelos comerciantes baianos. Com isso vários comerciantes baianos de estabeleceram na costa do Brasil.

5° parágrafo: A vida dos escravos eram bastante difícil, pois tinham que obedecer ao tudo o que o seu senhor mandava. Então para comunicarem que o senhor estava vindo eles usavam a expressão "Malungu, Ngoma vem!".

6° parágrafo: Essa língua era aprendida na longa travessia atlântica ou na dura sobrevivência cotidiana cultivada entre os escravos.

7° parágrafo: Segundo uma professora Alemã a atribuição de nomes aos escravos não aconteciam somente no tráfico, mas também quando eles eram libertos.

8° parágrafo: Mas enquanto não eram libertos eles mantiam os escravos insolados de seus antepassados, sem direito à família e aos instrumentos simbólicos da sua identidade: nome, vestuário, linguagem ou marcas corporais - corte de cabelos, penteado, pintura, ornamentos, etc.

by: Marina Galindo
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Tema: Não houve aula de história.

Hoje não tivemos aula de história. A professora cedeu sua aula para aplicar a prova de Língua Portuguesa, mas passou mesmo assim uma tarefa para próxima.

Resumo: "Escravidão no Brasil"
  Já nas primeiras décadas de colonização do Brasil houve a chegada dos escravos africanos.
  Inicializando o processo da produção açucareira na colônia portuguesa foi necessário o uso da mão de obra escrava africana. Foi legalizado por D. Sebatião o tráfico negreiro.
  De 1551 a 1870 é estimado o desembarcar que de um total de 10.247.500 escravos africanos no Brasil.
  Portugal estabeleceu uma relação direta com os africanos, driblou o regime de exclusividade metropolitana.
  O tráfico de escravos com a região do golfo do Benin era feito principalmente, com a cidade de Salvador.
  Francisco Félix de Souza chegou à costa ocidental da África e se tornou um dos maiores traficantes de escravos da região.

"Marcas de Identidade" 
  "Malungue, Ngoma Vem!" era a expressão usada pelos escravos para avisar os companheiros da chegada do senhor ou do feitor.
  Essa "língua comum" era aprendida durante a travessia atlântica ou na dura sobrevivência cotidiana e cultivada entre os escravos como uma das formas de resistência ao desenraizamento.
  O texto "Viagem à escravidão" trata sobre o tráfico negreiro ilegal, flagado graças ao encalhe do navio "Relâmpago".
  Os nomes sem relação com a história pessoal não acontecia apenas em casos de tráfico.
  A escravidão nas colônias americanas significava o fim das relações sociais, a perda da liberdade e a submissão pela violência, mantendo o escravo isolado de seus antepassados, sem direito à família e aos instrumentos simbólicos da sua identidade.
  Além dos nomes cristãos, para evitar fugas, os escravos eram punidos com a separação dos membros da família, que eram  vendidos para fazendeiros de regiões muito distantes.

by: Marina Nadu
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Tema: Não houve aula de história.

   Hoje a professora Rossana cedeu seu horário para aplicar a prova de português. Ela passou um para casa que era para fazer resumo da página 82 a 90 do livro didático da RSE.

Escravidão no Brasil:
   Os escravos da África chegaram ao Brasil nas primeiras décadas de colonização.
   Com inicio da produção açucareira, na colônia portuguesa, com isso teve inicio do uso da mão de obra escrava africana.
   Os africanos se envolveram ativamente no lucrativo comércio transatlântico. Francisco Felix chegou à costa ocidental da África e se tornou um dos maiores traficantes de escravos da região.
Castelo sinistro: 
   Os homens negros acorrentados no calabouço escuro e fétido do castelo.Dali eram embarcados nos porões do navio para uma viagem torturante. Um quinto morria no caminho. Os que sobreviviam teriam que trabalhar como escravos nas plantações de cana-de-açúcar.
by: Talita Monteiro   


Resumo da aula do dia 10/08

Tema: Correção do dever de casa

Hoje dia 10/08 sexta-feira a professora Rossana fez a correção do dever de casa, passado na semana passada, das páginas 81 e 82, 85 e 86.

10/08_ Correção (páginas 81,82,85 e 86)

4- Escravo- indivídulo utilizado como "propriedade" de um senhor.
Escravidão- É a prática, a utilização da mão de obra escrava.
   Brasil: +- 1532- 1888 (lei Áurea)

5- Apesar de já condenada, abolida, ainda existe. As sociedades atuais fazem leituras e releituras desse longo episódio. Em diversos lugares existem leis que proíbem essa prática, condenando os praticantes.

                                

                                          by: Marina Galindo

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Tema: Correção das atividades

Hoje houve as correções das atividades passadas na aula anterior. A professora Rossana disse que não iria carimbar as agendas somente hoje mas que da próxima vez iria tirar ponto de quem não fizesse a atividade.

Atividades (Sugestão de resposta)

4) Escravo é a pessoa que é propriedade de um senhor de engenho. Escravidão é a prática da utilização da mão de obra escrava.

5) Apesar de já condenada, abolida, ainda existe. As sociedades atuais fazem leituras e releituras desse longo episódio. Em diversos lugares existem leis que proíbem essa prática, condenando os praticantes.

by: Marina Nadu
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Tema: Correção das atividades

   Hoje a professora Rossana fez a correção das atividades passadas na aula anterior. A professora falou que quem deixou de fazer o para casa ela não ia carimbar a agenda mas da próxima vez ele irá.

by: Talita Monteiro

Resumo da aula do dia 06/08

Tema: Correção do dever de casa

Na aula do dia 06/08 segunda-feira a professora Rossana fez a correção do dever de casa, das páginas 81 e 82. No final da aula a professora passou o dever de casa, que foi as páginas 85 e 86. Ela também nós explicou que gosta muito de passar deveres de casa e que todo dia irá passar, pois ela acha esse modo do dever de casa o melhor para podermos estudar e fixar os conteúdos pedidos.

                               
                               by: Marina Galindo


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Tema: Correção da atividade de casa

Hoje houve a correção das atividades passadas na última aula. Foi passado mais uma tarefa para a próxima aula. A professora Rossana nos explicou que gosta de passar deveres todos os dias porque acha que é a melhor maneira de exercitarmos o que estamos aprendendo e fixarmos melhor a matéria estudada.

by: Marina Nadu
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Tema: Correção do para casa

   Hoje a professora Rossana fez a correção do para casa, que foi passada na última aula, ao final da aula ela passou o dever que foi as páginas 85 e 86. A professora Rossana falou que ama passar para casa pois assim nós estudamos e fixamos os conteúdos.

by: Talita Monteiro

Resumo da aula do dia 03/08

Tema: Discussão do capítulo 3

Na aula do dia 03/08 sexta-feira foi o primeiro dia de aula realizado com a nova professora de história, a Rossana, que ficará conosco até o fim de Agosto. No início da aula fizemos a chamada para conhecermos melhor. Mais tarde começamos a ler o capítulo 3- "Um feixe de galhos é inquebrantável", do livro didático da rede salesiana. Ao fim da aula a Rossana passou um dever de casa, das páginas 76 a 82 para a próxima aula

Anotações importantes explicadas em sala de aula:

Mita- pessoas que trabalhavam com o minero (mineração)
Encomienda- pessoas que trabalhavam nas fazendas, com a agricultura.

       

                        by: Marina Galindo


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Tema: Capítulo 3 "Um feixe de galhos é inquebrantável"

Hoje foi a primeira aula com a professora substituta , Rossana. Ela nos dará aula no local da professora Ana Clara até o dia  31/08. Houve a apresentação dos alunos através da chamada.

Nós começamos a ler o capítulo três - "Um feixe de galhos é inquebrantável" do livro didático da RSE. A professora passou uma atividade para a próxima aula e disse que quem não fizesse a tarefa levaria um carimbo na agenda para que os pais possam assinar.

Formas de trabalho escravo na América Espanhola:

Mita: trabalho na mineração
Encomienda: trabalho na fazienda (agricultura)

by: Marina Nadu
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Tema: Discussão do capítulo 3 "Um feixe de galhos é inquebrantável"

   Hoje a aula foi realizada pela professora substituta que se chama Rossana. Ela dará aula para nós no lugar da professora Ana Clara até o fim deste mês. No começo da aula a professora fez a chamada para nos conhecermos melhor. Logo após termos feito a chamada realizamos o inicio da leitura do capítulo 3- "Um feixe de galhos é inquebrantável" do livro didático da REDE SALESIANA DE BELO HORIZONTE. A professora Rossana ao fim da aula passou o para casa da página 76 à 82 para a próxima aula.

FORMAS DE TRABALHO ESCRAVO NA AMÉRICA ESPANHOLA:


  • Mita: trabalho na mineração
  • Encomienda: trabalho na fazienda (agricultura)

by: Talita Monteiro

Resumo da aula do dia 03/07

Tema: Correção do fichamento

Na aula do dia 03/07 tivemos uma aula expositiva, onde fizemos um debate coletivo, onde todos os alunos estavam participando. Fizemos a correção do fichamento das páginas 70 a 73, do texto "Escravidão hoje, em todos os lugares?" passado na aula do dia 22/06.

03/07_ Escravidão hoje, em todos os lugares? (página 70)

1- Vocabulário:

  • Represália: Vingança.
  • Engajados: Contratado/ comprometido.
  • Erradicação: Extinção/ "arrancar pela raiz"
  • Ratificar: Tornar válido.
  • Análogo: Comparação para estabelecer semelhanças ou diferenças entre duas situações.
  • Sanções: Punição/ validar leis.
  • Cercear: Restringir/ limitar (cercar).
  • Exotar/ exortação: Incentivar/ convidar.
  • Subsariana: Região do deserto do Saara abaixo do Equador.
  • Castas: Classes sociais que não se misturam.
                                 by: Marina Galindo


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Tema: Debate sobre o Fichamento

Hoje a aula foi expositiva. Houve um debate coletivo com os educandos sobre o tema do fichamento passado a alguns dias. A professora Ana Clara também passou no quadro o vocabulário do texto lido para o fichamento ("Escravidão hoje em todos os lugares?"). 


 Vocabulário:
  • Represália: Vingança.
  • Engajados: Contratado/ comprometido.
  • Erradicação: Extinção/ "arrancar pela raiz"
  • Ratificar: Tornar válido.
  • Análogo: Comparação para estabelecer semelhanças ou diferenças entre duas situações.
  • Sanções: Punição/ validar leis.
  • Cercear: Restringir/ limitar (cercar).
  • Exotar/ exortação: Incentivar/ convidar.
  • Subsariana: Região do deserto do Saara abaixo do Equador.
  • Castas: Classes sociais que não se misturam.
by: Marina Nadu
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Tema: Debate sobre o Fichamento

   Hoje a aula foi expositiva, a professora Ana Clara fez um debate sobre o tema do fichamento que ela havia passado na última aula. A professora passou no quadro o vocabulário do texto "Escravidão hoje em todos os lugares".



 Vocabulário:
  • Represália: Vingança.
  • Engajados: Contratado/ comprometido.
  • Erradicação: Extinção/ "arrancar pela raiz"
  • Ratificar: Tornar válido.
  • Análogo: Comparação para estabelecer semelhanças ou diferenças entre duas situações.
  • Sanções: Punição/ validar leis.
  • Cercear: Restringir/ limitar (cercar).
  • Exortar/ exortação: Incentivar/ convidar.
  • Subsariana: Região do deserto do Saara abaixo do Equador.
  • Castas: Classes sociais que não se misturam.
by: Talita Monteiro


Resumo da aula do dia 02/07

Tema: Lei federal 10.639/2003

Hoje dia 02/07 segunda-feira Ana Clara passou no quadro a lei 10.639, deixando- nos bastante ansiosos para saber o que significava a mesma.

02/07_ História


  • Projeto enculturação Carisma salesiano em contexto Afro-brasileiro e lei federal 10.639/2003

Essa lei significa que em todas as escolas brasileiras hoje em dia é obrigatório o ensino de história e cultura Afro-brasileira.
Para conseguirmos entender melhor, caso ajam dúvidas eu pesquisei sobre essa lei federal 10.639/2003, e encontrei o seguinte:
É a lei que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Além disso, essa lei inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. 


                       



by: Marina Galindo




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Tema: Projeto Inculturação Carisma Salesiano em contexto Afro-Brasileiro e lei federal 10.639/2003

Hoje a professora Ana Clara começou a aula falando sobre o nosso projeto da feira de Cultura e suas Tecnologias. Nos informou sobre a cultura Afro e nos informou sobre a lei federal citada no tema deste resumo.

LEI FEDERAL 10.369/2003

Lei que indica o ensino obrigatório de história e cultura Afro-brasileira em todas as escolas brasileiras. Esta lei inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.


História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Quilombo dos Palmares

História e características
O Quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes quilombos do Período Colonial da História do Brasil. Ele surgiu e se desenvolveu na antiga capitania de Pernambuco, na região da Serra da Barriga.

O auge do Quilombo dos Palmares foi a segunda metade do século XVII, embora tenha surgido no final do século XVI.

Era constituído por quilombolas (escravos fugitivos das fazendas que viviam nos quilombos) que tinham sido escravos em fazendas das capitanias da Bahia e Pernambuco.
Tornou-se símbolo da resistência negra à escravidão.

Organização

O Quilombo dos Palmares era composto por vários mocambos (núcleos de povoamento). Os principais foram: Subupira, Macaco e Zumbi. De acordo com historiadores, o Quilombo de Palmares atingiu de 15 a 20 mil quilombolas na segunda metade do século XVII.

Economia
Os quilombolas de Palmares viviam basicamente da agricultura de subsistência, da pesca e caça. Plantavam milho, banana, feijão, mandioca, laranja e cana-de-açúcar. Faziam também artesanato com cerâmica, tecido palha e até metais.

Organização política e lideranças

Alguns historiadores acreditam que o Quilombo dos Palmares tinha uma organização política semelhantes aos reinos africanos, ou seja, poder centralizado nas mãos de um líder. Ganga Zumba e Zumbi foram os líderes mais conhecidos deste quilombo.

Repressão
Considerando uma ameaça a organização política e social da colônia, o governo colonial organizou várias expedições para reprimir e dominar o Quilombo de Palmares.
O quilombo foi dominado somente em 1695, após a investida militar do bandeirante Domingos Jorge Velho. Em 20 de novembro, Zumbi foi emboscado e morto.

Zumbi dos Palmares
by: Marina Nadu

Fontes: Sua Pesquisa
             Sua Pesquisa
             Google Imagens


Resumo da aula do dia 22/06

Tema: Fichamento

Hoje dia 22/06 sexta-feira a professora Ana Clara passou um novo fichamento, que deverá ser realizado para a próxima aula. A professora explicou novamente como gostaria que fizéssemos o fichamento, pois deveria ser de acordo com as suas orientações.

Para Casa:

1) Leitura prévia e fichamento:
a) Escravidão, hoje em todos os lugares? (páginas 70 a 73 e exercícios)
1.1- Vocabulário.
1.2- Ideias centrais de cada parágrafo.
1.3- Pequeno resumo de conteúdo.
1.4- (Trazer colada no caderno) pelo menos uma forma de escravidão moderna.

                           
                        by: Marina Galindo
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Tema: "Escravidão hoje em todos os lugares?"

Hoje foi passado pela professora Ana Clara um fichamento, que deve ser feito sobre o texto  "Escravidão hoje em todos os lugares?", do livro didático da RSE, para a próxima aula. Ela explicou novamente como se faz um fichamento e pediu para que todos fizessem o mesmo seguindo as orientações que foram passadas.

ATIVIDADE DE CASA:

1) Leitura prévia e fichamento:
a)"Escravidão hoje em todos os lugares?" (págs. 70 a 73 e exercícios)
1.1) Vocabulário
1.2) Ideias centrais de cada parágrafo
1.3) Pequeno resumo de conteúdo
1.4) Uma forma de escravidão moderna (colado no caderno)


TRABALHO ESCRAVO NA ATUALIDADE


"Nas letras da lei, a escravidão está extinta, porém, em muitos países, principalmente onde a democracia é frágil, há alguns tipos de escravidão, em que mulheres e meninas são capturadas para serem escravas domésticas ou ajudantes para diversos trabalhos. Há ainda o tráfico de mulheres para prostituição forçada, principalmente em regiões pobres da Rússia, Filipinas e Tailândia, dentre outros países.

A expressão escravidão moderna possui sentido metafórico, pois não se trata mais de compra ou venda de pessoas. No entanto, os meios de comunicação em geral utilizam a expressão para designar aquelas relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob ameaça, violência física e psicológica ou outras formas de intimidações. Muitas dessas formas de trabalho são acobertadas pela expressão trabalhos forçados, embora quase sempre impliquem o uso de violência.
Atualmente, há diversos acordos e tratados internacionais que abordam a questão do trabalho escravo, como as convenções internacionais de 1926 e a de 1956, que proíbem a servidão por dívida. No Brasil, foi somente em 1966 que essas convenções entraram em vigor e foram incorporadas à legislação nacional. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) trata do tema nas convenções número 29, de 1930, e 105, de 1957. Há também a declaração de Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho e seu Seguimento, de 1998.

De acordo com o relatório da OIT de 2001, o trabalho forçado no mundo tem duas características em comum: o uso da coação e a negação da liberdade. No Brasil, o trabalho escravo resulta da soma do trabalho degradante com a privação de liberdade. Além de o trabalhador ficar atrelado a uma dívida, tem seus documentos retidos e, nas áreas rurais, normalmente fica em local geograficamente isolado. Nota-se que o conceito de trabalho escravo é universal e todo mundo sabe o que é escravidão.

Vale lembrar que o trabalho escravo não existe somente no meio rural, ocorre também nas áreas urbanas, nas cidades, porém em menor intensidade. O trabalho escravo urbano é de outra natureza. No Brasil, os principais casos de escravidão urbana ocorrem na região metropolitana de São Paulo, onde os imigrantes ilegais são predominantemente latino-americanos, sobretudo os bolivianos, e mais recentemente os asiáticos, que trabalham dezenas de horas diárias, sem folga e com baixíssimos salários, geralmente em oficinas de costura. A solução para essa situação é a regularização desses imigrantes e do seu trabalho.

A escravidão no Brasil foi extinta oficialmente em 13 de maio de 1888. Todavia, em 1995 o governo brasileiro admitiu a existência de condições de trabalho análogas à escravidão. A erradicação do trabalho escravo passa pelo cumprimento das leis existentes, porém isso não tem sido suficiente para acabar com esse flagelo social. Mesmo com aplicações de multas, corte de crédito rural ao agropecuarista infrator ou de apreensões das mercadorias nas oficinas de costura, utilizar o trabalho escravo é, pasmem, um bom negócio para muitos fazendeiros e empresários porque barateia os custos da mão de obra. Quando flagrados, os infratores pagam os direitos trabalhistas que haviam sonegado aos trabalhadores e nada mais acontece.
De modo geral, o trabalho escravo só tem a prejudicar a imagem do Brasil no exterior, sendo que as restrições comerciais são severas caso o país continue a utilizar de mão de obra análoga à escravidão. Como é público e notório que o Brasil usa trabalho escravo, sua erradicação é urgente, sobretudo para os trabalhadores, mas também para um bom relacionamento comercial internacional.

Criada em agosto de 2003, a Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, tem a função de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Lançado em março de 2003, o Plano contém 76 ações, cuja responsabilidade de execução é compartilhada por órgãos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, entidades da sociedade civil e organismos internacionais."

Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP



Escravidão Moderna


Fonte deste texto:  Brasil Escola 

by: Marina Nadu


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Tema: Fichamento sobre o texto "Escravidão hoje em todos os lugares?"

   Hoje a professora Ana Clara falou que era para fazer um fichamento sobre o texto"Escravidão hoje em todos os lugares?" no livro RSE  para ser apresentado na próxima aula. A professora novamente explicou como é que faz um fichamento.

 Atividade de casa:

1) Leitura prévia e fichamento:
a)"Escravidão hoje em todos os lugares?" (págs. 70 a 73 e exercícios)

1.1) Vocabulário

1.2) Ideias centrais de cada parágrafo

1.3) Pequeno resumo de conteúdo

1.4) Uma forma de escravidão moderna (colado no caderno)

by: Talita Monteiro