25 março 2012

Resumo da aula do dia 19/03

Tema: Pré-candidatos

  Hoje na aula foram escolhidos os pré-candidatos a monitores de turma.
  São 4 grupos: acadêmico, esportivo masculino e feminino e pastoral. Eu me candidatei para monitora pastoral e espero vencer a eleição.
  A professora começou a falar sobre o conteúdo da aula anterior, mas não deu tempo de finalizar. Além disso ela também disse que a prova terá 10 questões, todas argumentativas sobre o capítulo 1.


 


  
                                                                by: Marina Nadu

Fonte: www.google.com.br (imagens)

___________________________________________

Tema: Continuação da eleição dos monitores da aula passada.

Na aula do dia 19/03 a professora Ana Clara comentou um pouco sobre nossa prova que será realizada no dia 27/03- terça- feira, ela falou que a prova tera 10 questões, e irá ser pedido o conteúdo do cápitulo 1 todo. Depois ela continuou a matéria, que tinha passado na aula passada, mas que não tinha dado tempo de finalizar.

19/03_ História


Líder democratico: Autoridade x autorismo,
                                Dialogar,
                                Negociar/ ceder,
                                Responsabilidade diante do seu cargo,
                                Organização,
                                Decidi através de votação.


                                      By: Marina Galindo



__________________________________________ 

Tema: Candidatura ou pré-candidatos

   Hoje a professora Ana Clara falou as características do líder ele tem que ter autoridade, não pode puxar saco dos amigos, ele tem que ter sabedoria, ele não pode ficar chamando atenção da turma com o professor dentro na sala, ele tem que ouvir a opinião de todos os colegas, responsabilidade, organização, honestidade e o líder deve tomar as decições através de democracia a votação.

A professora fez a votação:
Pré-candidatos

   *Monitor acadêmico 
  • Matheus Dias
  • Natielle
  • Daniela
  • Talita
  • Carolina
  • Luís Miguel
   *Monitor esportivo masculino
  • Jader
  • Frederico
   *Monitor esportivo feminino
  • Rafaela
  • Louise Eduarda
  • Ana Luíza Fagundes
   *Monitor pastoral
  • Lucas
  • Yara
  • Marina Nadu
  • Leonardo




Fonte: http://www.trombetasdejerico.blogspot.com.br/

                                             by:Talita Monteiro

Resumo da aula do dia 16/03

Tema: Projeto Eleição dos Monitores da turma

  Hoje na aula falamos sobre as Eleições dos monitores de Turma.
  Discutimos sobre o que é a liderança, o que é ser líder, as características e atributos do líder e os tipos de líder.
  O projeto todo ano é desenvolvido pela coordenação. A proposta é que os alunos tenham mais responsabilidade em assumir um compromisso e que aprendam a liderar m grupo.

1- Liderança: o que é?
2-O que é ser líder?
3-Características do líder e atributos.
4-Tipos de líder:
*Carismático
*Autoritário
*"Laissez-faire" (se compromete apenas com os "amigos")
*Democrático
  


                          by: Marina Nadu

Fonte: www.google.com.br (imagens)
__________________________________________


Tema: Eleição dos monitores de turma.

Na aula do dia 16/03- sexta feira discutimos sobre a eleição dos monitores de turma, a professora Ana Clara falou que não devemos levar a eleição de munitor de turma na brincadeira, e votar em qualquer um que nao seje responsavel, pois os monitores de turma dura o ano todo, tendo como isso votarmos em pessoas responsaveis, que estudam para provas, fazem as tarefas pedidas, dentre outros. Então ela escreveu o que é uma liderança em forma de esquema no quadro:

16/03_ Projeto: Eleições dos monitores da turma.

1- O que é liderança: é representar, guiar, ouvir, entre outro.
2- O que é ser lider



                                                                 
3- Características do líder- atributos: Responsabilidade/ compromisso,
                                                            Organização,        
                                                            Parceria,
                                                            Imparcialidade,
                                                            Fidelidade/ lealdade,
                                                            Humildade.

4- Tipos de líder:
- Carismático.
- Autoritário.
- "Laissez- faire"( se compromete com seus amigos).
- Democrático.



                                                  By: Marina Galindo


______________________________________




Resumo da aula do dia 06/03

Tema: As Revoltas Populares

  Hoje na aula discutimos sobre as Revoltas Populares na Idade Média. Fizemos os exercícios das páginas 11 e 15, nº 4 e 5 (a,b e c).
  O texto " As revoltas Populares na Idade Média", conta sobre três revoltas:

* Ocorreu em 996, na Normandia, atualmente parte da França, uma grande revolta camponesa.
*Em 1067, ocorreu a revolta dos servos de Viry contra os cônegos de Notre-Dame de Paris.
*Em 1357, ocorreu por algumas semanas, com grande brutalidade, a Jacquerie, tanto por parte dos camponeses quanto dos nobres.

  Por fim a uma síntese sobre a divisão da sociedade de ordens, que se baseava num princípio de desigualdade e refletia uma hierarquia em que não havia mobilidade, ou seja, era rara a possibilidade de mudança de um grupo social para outro.

                              

                                                                     Jacquerie

                           by: Marina Nadu

Fonte: www.google.com.br  (imagens)

___________________________________________________________
Tema: As revoltas populares

   Hoje a professora Ana Clara montou os grupos (anjo com seus protegidos), para fazer as atividade do livro proposta pela professora que era as páginas 11 e 15, exercícios n° 4 e 5 (a, b e c).nós discutimos sobre as Revoltas Populares da Idade Média.

   O livro da Rede Salesiana de Escolas coloca um texto falando das Revoltas Populares e nele cita três revoltas que foram:
  • Revolta de Normandia que ocorreu no ano de 996, essa revolta aconteceu por insatisfação dos campones.       
  • Revolta de Viry que ocorreu no ano de 1067, essa revolta aconteceu por que os servos de Viry foram contra os cônegos de Norte-Dame de Paris.
  • Revolta de Jacquerie que ocorreu no ano 1357, essa revolta ocorreu pela insatisfação dos camponeses.
   A professora Ana Clara falou se não desse tempo de terminar as atividades na sala iria ficar como dever.


                                        By: Talita Monteiro

_________________________________________

Tema: As Revoltas Populares


Na aula do dia 06/03 discutimos sobre as Revoltas Populares da Iadade Média, e foi passado para nos fazermos os exercícios das páginas 11 e 15 número 4 e 5 (letras a,b e c). Depois discutimos sobre as Revoltas Populares da Idade Média e nela cita três revoltas, que são:

- Revolta de Normandia que ocorreu no ano de 996, essa revolta aconteceu por insatisfação dos campones.
- Revolta de Viry que ocorreu no ano de 1067, essa revolta aconteceu por que os servos de Viry foram contra os cônegos de Norte-Dame de Paris.
- Revolta de Jacquerie que ocorreu no ano 1357, essa revolta ocorreu pela insatisfação dos camponeses.



                                          By: Marina Galindo
     

Resumo da aula do dia 09/03

Tema: Livro didático

  Hoje na aula houve a leitura compartilhada do texto "As revoltas Populares" - pág. 12 a 15 do livro didático de História.
  Descobrimos os conceitos de algumas palavras desconhecidas pelos educandos e resolvemos quatro questões de interpretação de texto sobre as revoltas populares da Idade Média.
  Também fizemos a correção dos exercícios da página 15- nº 4 e 5 (a.b e c).


Interpretação de texto:
1) Quando aconteceram as principais voltas populares na Europa, durante a Idade Média?
R: Aconteceram entre os séculos XII e XIV.

2) De acordo com os documentos lidos, responda:

a)Quais eram os deveres e direitos dos senhores e dos servos?
R: Caso os servos prejudicarem de alguma forma o seu senhor deverá pagar uma idenização. E se algum servo for prejudicado, nenhuma indenização lhe será paga.

b)O que foi o movimento chamado "Jacquerie"?
R: Foi uma bruta revolta dos camponeses contra os nobres, que acontecera em 1357.

3) Quais foram as consequências das revoltas?
R: A falta de organização e a falta de clareza quanto aos objetivos políticos foram fatores que contribuíram para o insucesso da maioria das revoltas.

4) Exemplifique que tipo de punições receberam os revoltosos?
R: Eles tinham que pagar um indenização para que fossem libertados.

                                                     by: Marina Nadu

Fonte: ___________________

_____________________________________________


Tema: Livro didático.

Na aula do dia 09/03- sexta feira a professora Ana Clara corrigiu as atividades da página 12-15 do livro didático, passada na aula anterior, para corrigimos essa atividade tivemos uma leitura compartilhada. E a professora anotou no quadro o seguinte:


09/03- História:

- Leitura compartilhada: Revoltas populares página 12-15.
- Rústico: -grosseiro; sem refiramento
                -referência: servos e camponêses, ligados ao trabalho braçal.

Interpretação do texto:

1- Quanto aconteceram as principais voltas populares na Europa, durante a Idade Média?
2- De acordo com os documentos lidos:
a) Quais eram os deveres e direitos dos senhores e dos servos?
b) O que é o movimento chamado "Jacquerie"?
3- Quais foram as conseguências destas revoltosos?

Respostas:

1- Entre os séculos XII e XIV.
2-a) Os senhores estavam insetos de impostos, recebiam rendas, tinham tribos proprias. Os servos tinham que pagar impostos, não sabiam ler e escrever e trabalhavam no campo.
b) Foi uma violenta guerra social entre "ordens" no reino da França.
3- Foi a taxa de impostos que estava alta.



                                                       By: Marina Galindo



_________________________________________

Tema: Livro didático

   Hoje a professora Ana Clara crrigiu, fez leitura compartilhada e debateu sobre as revoltas populares  pág.12 - 15.

   *Rústico: grosseiro, sem refinamento - refêrencia: servose camponeses ligados ao trabalho braçal.

                                        Interpretação de texto: 

1) Quando aconteceram as principais voltas populares na Europa, durante a Idade Média?
R: Aconteceram entre os séculos XII e XIV.

2) De acordo com os documentos lidos, responda:

a)Quais eram os deveres e direitos dos senhores e dos servos?
R:Os senhores cobravam impostos super altos, podiam fazer o que quisesse pois não tinha nenhuma lei contra os senhores. 
Os servos, camponeses e trabalhdores tinham que pagar impostos altos,não podiam fazer nada que eles quisesse tinham que respeitar todas as regas ditas pelos senhores e não sabiam ler e escrever.
b)O que foi o movimento chamado "Jacquerie"?
R: Foi uma  revolta dos camponeses contra os nobres, que aconteceu em 1357.

3) Quais foram as consequências das revoltas?
R: O poder descentralizado, a insatisfação do povo e a falta de organização. 

4) Exemplifique que tipo de punições receberam os revoltosos?
R: Eles tinham que pagar uma indenização para que fossem libertados e pagar impostos extras.

                              
                                                          
 
                                                     by: Talita Monteiro




 










Resumo da aula do dia 12/03

Tema: O modo de viver e pensar da sociedade Feudal - séc. V d.C e XV d.C

  Hoje na aula trabalhamos sobre o Feudalismo, com base nos textos das páginas 16 e 17 do livro didático de história. Os textos foram discutidos em sala e a partir disso a professora fez um pequeno esquema no quadro.


     ESQUEMA:

1- O Feudalismo (pág.16 e 17)
  O feudalismo é um sistema político, social e econômico em que as relações eram as seguintes:

a) Política: descentralizada, isto é, o poder político era dividido e exercido pelos senhores feudais que tinham direitos a títulos, cobrança de impostos e administração do feudo (terras) que lhe eram concedidos pelo rei, através da relação de Suserania e Vassalagem.

                   PERGUNTAS:

  • Que relação há entre suserania e vassalagem?
  • Quem é o suserano?
  • Quem é o vassalo?
  • Quais são os papéis de cada um?
             
                  RESPOSTAS:

  • A relação de suserania e vassalagem era um acordo, onde se estabelecia relações de fidelidade entre os nobres e o rei. 
  • É quem concede terras, títulos, direitos e outros privilégios às pessoas (nobres) de sua confiança. Um suserano exceto o rei, pode ser vassalo em relação a outro nobre.
  • É quem recebe os privilégios concedidos pelo suserano a quem promete fidelidade, proteção e segurança em tempo de guerra.
  • Suserano: conceder plena autoridade ao vassalo sobre o feudo que lhe cabe administrar, inclusive tornar-se suserano também.Vassalo: administrar o feudo que lhe cabia, prestar serviços militares ao seu suserano sempre que houvesse necessidade, além disso o vassalo poderia se tornar suserano de outros nobres exceto o Rei.

                                              ESTRUTURA DA SOCIEDADE FEUDAL


                                                              by: Marina Nadu

Fonte: www.youtube.com.br
______________________________________

Tema: O modo de viver e pensar da sociedade Feudal - séc. V d.C e XV d.C

Na aula do dia 12/03 - segunda- feira, a professora Ana Clara não teve problema com os alunos do 8° A, então comessamos a aula rapidamente. Na aula de hoje lemos um texto da página 16 e 17 do livro didático de história. Lemos o texto, depois discutimos um pouco sobre o que tinhamos lido. A professora passo no quadro o seguinte:

12/03_ História:
- Modo de viver e pensar da sociedade Feudal- século V.dc e XV.dc.
1- Feudalismo:(página 16-17).
O feudalismo é um sistema político, social e econômico em que as relações eram as seguintes:
a) Política: descentralizada, isto é, o poder político era dividido e exercido pelos senhores feudais que tinham direitos a títulos, cobrança de impostos e administração do feudo(terras) que lhe erma concedidos pelo rei, através da reclamação de suserania e vassalagem.
- O que a relação de suserania e vassalagem.
- Quem é o suserano?
- Quem é o vassalo?
- Quais são os papeis de cada um?

Dever:
- Suserania, no feudalismo, era o conjunto de faculdade e copetências de um suserano, isto é, o senhor feudal que tinha domínio sobre um feudo do qual dependiam outros feudos.
  Vassalagem é um sistema social e econômico,que foi usado principalmente na Idade Média, onde um indivídulo denominado vassalo, oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem estendiam- se por várias regiões, sendo o rei suserano mais poderoso.




                                                                      
                                                         by: Marina Galindo




Fonte: (http://www.yahoo.com/)
- O suserano era o senhor feudal, que tinha o dominio sobre um feudo.
- O rei, o suserano mais poderoso.
- Suserania: Liderar um feudo.
  Vassalagem: Liderar a suserania.

_________________________________________

Tema: O modo de viver e pensar da sociedade Feudal - séc. V d.C e XV d.C

   Hoje a professora Ana Clara fez a leitura do texto da página 16 e 17 do livro didático. A professora  explicou sobre o Feudalismo, Suserania e Vassalagem, ela fez perguntas sobre o tema.

 
1- O Feudalismo (pág.16 e 17)
  O feudalismo é um sistema político, social e econômico em que as relações eram as seguintes:

a) Política: descentralizada, isto é, o poder político era dividido e exercido pelos senhores feudais que tinham direitos a títulos, cobrança de impostos e administração do feudo (terras) que lhe eram concedidos pelo rei, através da relação de Suserania e Vassalagem.

            
  • Que relação há entre Suserania e Vassalagem?
R: Suserania e Vassalagem era a relação que era feita de um Suserano a um de seus nobres. O Suserano concedia uma parte de sua terra a um de seus nobres e o fazia jurar que iria ter que o proteger e o obede- cer  o Suserano para o resto de sua vida. A confiança do Suserano ao seu Vassalo era feita através de uma aliança, o Suserano punha a espada nos dois ombros de seu Vassalo, ele dava um beijo em uma das faces  do Vassalo e na outra um tapa isso era feito em posição de honra. 
  • Quem é o Suserano?
R: O Suserano era o senhor que possui terras, títulos e direitos. Os Suseranos posuim Vassalos. O rei não podia ser um Vassalo de hipótese alguma.
  • Quem é o vassalo?
R: Vassalo era quem recebia as terras e os privilégios de um Suserano. O Vassalo jurava ao seu Suserano fidelidade e proteção.
  • Quais são os papéis de cada um?
R: Suserano:conceder autoridade a uma parte de sua terra aum Vassalo, julgar as coisas que ocorriam em seu seu feudo.
    Vassalo:adiministrar o seu feudo, proteção e fidelidade ao Suserano.

   A professora Ana Clara fez uma encenação na sala sobre como era feito a aliança do Suserano ao Vassalo e o que significava cada coisa que ocorria:
  • Se o Suserano por a espada no ombro de seu nobre é que a agora em diante ele é que iria comandar a tropa.
  • E se o Suserano também der um beijo em um dos lados da face e no outro lado do rosto um tapa  isso significa que o nobre se tornaria um Vassaloque iria ter que obedecer seu Suserano pelo resto da vida.                                                                                                                                           *Essa aliança era feita em posição de honra.


                                   by: Talita Monteiro




Resumo da aula do dia 13/03

Tema: Correção do dever de casa

  Hoje na aula fizemos a correção do dever de casa.
  Discutimos sobre a relação de suserania e vassalagem, onde as alunas Gabriella Duarte, Natielle e Talita (minha protegida) leram suas pesquisas para a sala.
  A professora explicou quem é o suserano; quem é o vassalo e quais são os papéis de cada um.

1- O que é uma relação de suserania e vassalagem?
a) Quem é o suserano: é quem concede terras, títulos, direitos e outros privilégios às pessoas (nobres) de sua confiança. Um suserano exceto o rei, pode ser vassalo em relação a outro nobre.

b)Quem é o vassalo: é quem recebe os privilégios concedidos pelo suserano a quem promete fidelidade, proteção e segurança em tempos de guerra.

c) Quais são os papéis (funções) de cada um:
*suserano: concede plena autoridade ao vassalo sobre o feudo que lhe cabe administrar, inclusive tornar-se suserano também.
*vassalo: tem plena autoridade sobre o feudo que lhe cabe administrar, inclusive pode tornar-se suserano também.


   


                                                                         by: Marina Nadu

Fonte: wwww.google.com.br (imagens)

_____________________________________________
Tema: Correção do dever de casa.

Na aula do dia 13/03 terça- feira, foi dito pela professora Ana Clara que ontem no dia 12/03 ela já visitou 12 blogs, 6 blogs do 8° A e 6 blogs do 8° C. Ela falo que já tinham pessoas perdendo ponto em relação ao blog, pois tinham trios que ainda não tinham postado nenhum resumo, e também tinha trios que estavam somente postandoo que estava sendo escrito no quadro, que esta errado, pois a proposta desse trabalho é resumir o que foi dito na aula e resumir o conteudo estudado no dia. Depois de discutimos sobre o blog, fomos a correção do dever de casa que foi: A relação de suserania e vassalagem, para isso 4 pessoas foram la na frente ler suas pesquisas, então a conclusão foi escrita no quadro:

13/03_ História

- Correção do dever de casa:
1- O que é uma relação de suserania e vassalagem.
a) Quem é o suseranos:
É quem concede terras, títulos, diretios e outros privilégios às pessoas(nobres) de sua confiança.
Um suserano, exceto o rei, pode ser vassalo em relação a outro nobre.
b) Quem é o vassalo:
É quem recebe os privilégios concedidos pelo suserano a quem promete fidelidade, proteção e segurança em tempos de guerra.
c) Quais são os papeis(funções) de cada um?
- Suserano: Concede plena autoria ao vassalo sobre o feudo que lhe cabe administrar, inclusive tornar- se suserano também.



                                                      By: Marina Galindo

__________________________________________________________________

Tema: Coreção do dever de casa

   Hoje a professora Ana Clara falou que ontem ela olhou 6  blogs.                                                               A professora fez a correção do dever de casa.
 Ela discutiu a relação de suserania e vassalagem, quem é o suserano e o vassalo e a função de cada um deles.

1- O que é uma relação de suserania e vassalagem?
a) Quem é o suserano: é quem concede terras, títulos, direitos e outros privilégios às pessoas (nobres) de sua confiança. Um suserano exceto o rei, pode ser vassalo em relação a outro nobre.

b)Quem é o vassalo: é quem recebe os privilégios concedidos pelo suserano a quem promete fidelidade, proteção e segurança em tempos de guerra até a morte.

c) Quais são os papéis (funções) de cada um:
suserano: concede plena autoridade ao vassalo sobre o feudo que lhe cabe administrar, inclusive tornar-se suserano também.


















                                   by: Talita Monteiro

14 março 2012

Resumo da aula do dia: 05/03

Tema: Discussão dos exercícios da pág. 11

  Hoje a aula foi sobre a discussão a partir do título da primeira unidade do livro "As pessoas se Organizam contra a Opressão".
  Analisamos as três imagens da página 10, onde aparece :
* A marcha dos Sem;
* Protesto dos estudantes na Praça da Paz Celestial na China;
* Manifestação do Líbano contra a presença do militares Sírios.


Imagem 1 : A Marcha dos Sem
    Destaca-se a quantidade de policiais e a grade de segurança para conter a população e impedir a "Marcha dos Sem" (sem-terra; sem-teto; sem-escola; sem-saúde) - Porto Alegre 2003.


Imagem 2: Protesto dos estudantes na Praça da Paz Celestial na China
   Fileira de tanques de guerra fortemente armados contra UM jovem que se mantinha à frente deles, tentando impedir o avanço dos tanques. - China 1989.


Imagem 3:  Manifestação do Líbano contra a presença do militares Sírios
   Destaca-se o título "A maré da democracia". Uma grande multidão com bandeiras fazendo uma manifestação livre. - Beirute 2003.



           Protesto dos estudantes na Praça da Paz Celestial na China
           

                                                                 by: Marina Nadu

Fontes: www.google.com (imagens)
            www.youtube.com.br

___________________________________________

Tema: Discussão dos exercícios.

Na aula do dia 05/03- quinta feira a professora Ana Clara dicutiu com nós alunos os exercícios passados na aula anterior da página 11 do livro didático do 8° da rede salesiana. Então ela corregiu os exercícios escrevendo as respostas corretamente:

05/03_ Discussão dos exercícios da página 11.
- Análise das imagens:

- Imagem 1: Destaca- se a quantidade de políciais e a grade de segurança para conter a população e impedir a "marcha dos sem"- ( sem terra; sem teto; sem escola; sem saúde) - Porto Alegre: 2003.
- Imagem 2: Fileira de tanques de guerra fortemente armados contra UM jovem que se mantinha à frente deles, tentando impedir o avanço dos tanques. (Praça da Paz Celestial, China: 1989).
- Imagem 3: Destaca- se o título " A naré da democracia". Uma grande multidão com bandeiras fazendo uma mabifestação livre.



                                                               by: Marina Galindo


_________________________________________________________

Tema: Discussão dos exercícios da pág.11
    Hoje a professora Ana Clara falou sobre as revoltas populares que ocorreram ou que estão ocorrendo em torno do  mundo.

- Análise das imagens:
 
     Imagem 1: Marcha do sem
   :   Destaca-se a quantidade de policiais e a grade de segurança para conter a população e impedir a "Marcha dos Sem" (sem-terra; sem-teto; sem-escola; sem-saúde) - Porto Alegre 2003.

Imagem 2: Manifestação dos jovens na Praça da Paz Celestial
   Fileira de tanques de guerra fortemente armados contra UM jovem que se mantinha à frente deles, tentando impedir o avanço dos tanques. - China 1989.

Imagem 3:  Manifestação do Líbano contra a presença do militares Sírios
   Destaca-se o título "A maré da democracia". Uma grande multidão com bandeiras fazendo uma manifestação livre. - Beirute 2003.

Coisas interesante que a professora falou:
  • Se tiver uma grade de proteção significa que deste espaço para dentro ninguém pode passar.
  • A marcha do sem foi reprimida pelos políciais.
  • Uma fileira de tanques contra um único jovem.
  • A China é um dos maiores paízes do mundochegando a mais ou menos 2 milhões de pessoas.
  • Na China no ano de1989 começou uma ditadura o povo não podia votar, não podiam se expressar.
  • Os jovens de 18 anos para cima foram para a Praça Celestial e fizeram protestos para somente poderem se expressar nada mais que isso, mas os políciais mandaram eles sairem deste lugar e irem embora, mas eles não foram, então os políciais mandaram os tangues de guerra s irem atacar os protestantes e então um jovem de mais ou menos 18 anos entrou na frente dos tangues para que o povo pudese correr, pois estavam indefessos sem nenhuma arma.
  

                                  by:  Talita Monteiro


Resumo da aula do dia: 02/03

Tema: Projeto Portfólio Virtual - Laboratório de Informática

  Hoje a aula foi dada no Laboratório De Informática. A professora disse que os grupos que não haviam criado os blogs ainda era para começar a criá-los e os que já haviam criado eram para postar os resumos das aulas.
  Eu ajudei as minhas protegidas a como fazer as postagens e elas postaram os seus primeiros resumos.

                                  

                                                           by: Marina Nadu


Fonte: www.google.com.br (imagens)


__________________________________________


Tema: Projeto Portfólio Virtual - Laboratório de Informática


Na aula do dia 02/03 a professora Ana Clara falou que iriamos para o laboratório de informática, para aqueles grupos que ainda não criaram o seu blog criarem e para aqueles alunos que ja criaram, era pra começar a postar os resumos, que foi o que meu trio fez, postamos o resumo da aula do dia 02/02 primeiro dia de aula.



                                                       By: Marina Galindo

_______________________________________


Tema: Projeto Portfólio Virtual - Laboratório de Informática

Hoje a professora Ana Clara chegou na sala e falou que nós iríamos para sala de informática. e ela explicou o que iríamos fazer lá, que era acessar os nossos blogs para colocar em dia o conteúdo. Então o nosso grupo postou os primeiros resumos que nós haviamos feito.
                               

                                                By: Talita Monteiro

Resumo da aula do dia: 28/02

Tema: Atividade do Livro Didático de História da RSE

  Hoje a professora começou a aula nos informando sobre algumas mudanças de combinados. Ela disse que criará um termo de compromisso, onde passará de mesa em mesa para que os alunos assinem, caso contrário os que não assinarem não poderão participar das aulas práticas.
  Olhou os resumos de conteúdo da aula passada e pediu para quem não tivesse feito fazer durante a aula e para quem já tivesse feito fazer as atividades do livro das páginas 11 a 13.
  Por fim nos falou sobre a "Primavera Árabe" e disse que a mesma será tema de um trabalho.
  
O que é a Primavera Árabe?


                                                        by: Marina Nadu
Fontes: www.google.com
             http://g1.globo.com
             www.youtube.com.br

_______________________________________


Tema: Livro didático.

Na aula do dia 28/02 a professora Ana Clara falou que ira passar de mesa em mesa um termo de compromisso, que é para os alunos assinarem, caso os alunos não quiserem assinar iriam ficar sem poder pasticipar da aulas pratricas nos laboratórios. Depois de explicar sobre o termo de compromisso ela pediu para aqueles alunos que não fizeram o resumo da aula e de conteúdo da aula passada do dia 27/02 eram pra fazer na aula, e para aqueles alunos que já fizeram ela passou uma atividade no livro didático de história da página 11.




                                                                    by: Marina Galindo


_______________________________________
Tema: Livro didático  

   Hoje a professora Ana Clara gastou a metade da aula para passar olhando quem copiou o que estava no quadro e se tinha feita o resumo da aula anterior.
   A professora passou a atividade da página 11 do livro didático.
   "Quanta coisa que eu tinha a dizer, mas eu sumi na poeira da rua " , isso quer dizer as pessoas que compoem a população muitas vezes tem alguma coisa para falar com seus governantes mas não falam e então com o tempo tudo vai se apagando da mente.

                                                                    by: Talita Monteiro

Resumo da aula do dia: 27/02


 

Tema: 1ª Unidade: As pessoas se Organizam contra a Opressão

  Hoje na aula o tema foi o título da 1ª unidade do livro didático de história: "As pessoas se Organizam contra a Opressão".
  Discutimos sobre o que é opressão: é uma relação de dominação dos ricos sobre os pobres, de um povo contra outro povo; dos fortes sobre os fracos. E a partir desta conclusão demos exemplos de opressão:

* Na nossa sociedade:  -Média alta ->ricos
(desigualdade na              -Classe baixa e abaixo da linha da pobreza.
educação)      


* "Primavera Árabe": movimentos populares da sede 2010 no mundo árabe. Se expandiu até a Ásia.

  A professora  desenhou no quadro um mapa onde demonstrava a Ásia, Europa e um pedaço da África, para nos explicar o texto da Unidade 1. E por fim a professora contou sobre um acontecimento de opressão que ela presenciou  entre dois alunos que já teve.                              







 

                                                          by: Marina Nadu


Fontes: www.google.com (imagens)
 
_________________________________________




Tema: Unidade 1 do livro didático de história.

 Na aula do dia 27/02 a professora Ana Clara nós disse que hoje não iriamos formar duplas ou trios dos anjos e protegidos, mas sim começar a ler a unidae 1 do livro didático de história da rede salesiana de escolas. A professora lia um parágrafo do livro unidade 1 e depois nós explicava com suas proprias palavras o que se tratava o texto. Para nós explicar melhor sobre o tema ela desenhou a Ásia, Europa e um pedaço da África. Mais para o final da aula ela nós passou no quadro o que era opressão:

O que é opressão:
  
 É uma relação de dominação dos ricos, sobre os pobres, de um povo contra outro povo, dos fortes sobre os fracos.
- Coma acontece a opressão hoje, nos dias atuais, na nossa sociedade e em outras:
    Na nossa sociedade:
    Desigualdade na educação- Média alta- ricos
                                              - Classe baixa e abaixo da linha da pobreza.


  
Fonte: www.google.com.br ( imagem )
















                                                                  By: Marina Galindo

____________________________________________

Tema: 1°Unidade :As pessoas se organizam contra a opressão

   Hoje a professora Ana Clara falou sobre a opressão.
   Opressão é a dominação dos ricos contra os pobres, os fortes contra os fracos.
   Na nossa sociedade as pessoas são divididas por classes sociais:
  •  média alta - ricos
  • classe baixa e abaixo da linha da pobreza
   A primavera Árabe é um movimento popular que está ocorrendo desde 2010 em todo o mundo Árabe e está derrubando os líderes que estavam oprimindo o povo.

                                                  

                                                                   By: Talita Monteiro

___________________________________________

Resumo da aula do dia 24/02

Tema: Elaboração do Portfólio Virtual

  Hoje na aula discutimos sobre as Instruções de Elaboração do Portfólio Virtual.
  Houve um acerto dos grupos de ''Anjos'' e ''Protegidos''.
  A professora deu a dica de vermos o filme "O Senhor da Guerra" e fazermos uma resenha sobre o mesmo.




COLÉGIO SALESIANO
Disciplina:  HISTÓRIA                                                         Educador:  Ana Clara F. Guimarães
Atividade: INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIO VIRTUAL

Caro(a) aluno(a),

Este ano, você fará um PORTFÓLIO VIRTUAL contendo relatórios, resumos e pesquisas sobre todos os assuntos trabalhados em cada aula. Portanto, você terá atividades para casa em todas as aulas de História. Para fazer o seu PORTFOLIO, siga as instruções abaixo.

1) PARA QUE SERVE UM POTFÓLIO - o portfólio é uma estratégia que facilita a aprendizagem e permite a avaliação da mesma. Ele serve para o aluno demonstrar o que e como está aprendendo na sala de aula, produzindo sínteses (resumos, resenhas, relatórios) daquilo que ele estudou durante as aulas e em casa. Assim, no final do ano, o aluno terá um excelente material de estudo com todo o conteúdo, produzido por ele mesmo, e que pode ser útil para si e para outras pessoas, por muito tempo (como um álbum de família, ou um diário pessoal)

2) O QUE É UM PORTFÓLIO VIRTUAL – É uma página virtual (blog)  onde será postado todo o material produzido pelo estudante, em ordem cronológica (de acordo com as datas das aulas e os temas trabalhados, como um diário de classe).

3) O PORTFÓLIO VIRTUAL poderá ser feito:
Ø       Individualmente;
Ø       Em duplas;
Ø       Em trios.

Observações: No caso de duplas e trios
1.     cada componente poderá postar seu material individualmente.
2.     o blog será administrado pelo “Anjo” da dupla ou trio.

4) COMO FAZER O PORTFÓLIO – fazer um PORTFÓLIO VIRTUAL de História pode ser tão interessante e divertido quanto produzir um álbum de fotografias em porta-retrato eletrônico, um vídeo ou colecionar qualquer coisa em arquivos virtuais. Por isto siga as “dicas” abaixo:
Ø       1º - Não falte às aulas; caso tenha que faltar peça ao seu Anjo ou Protegido para lhe repassar o assunto da aula perdida;
Ø       2º - Anote em seu caderno de aula tudo que a professora explica e escreve no quadro (principalmente quando ela sugere outras fontes de pesquisa como filmes, revistas, jornais, etc.);
Ø       3º - Exponha suas dúvidas e/ou suas opiniões, assim você contribuirá para a aula ficar mais dinâmica;
Ø       4º - Em casa, faça a lápis no seu caderno de aula um resumo/ relatório de tudo que foi explicado na aula
Ø       5º - Poste o seu resumo/relatório no PORTFÓLIO VIRTUAL. Não se esqueça de por a data da aula e título (a professora sempre põe o título no quadro).
Ø       6º - Deixe o rascunho no caderno de aula, para discuti-lo na sala com os colegas e Professora na aula seguinte.
Ø       7º - Seja criativo: enriqueça o seu PORTFÓLIO VIRTUAL; pesquise sobre o assunto da aula em seu livro e em outras fontes; ponha fotos, gravuras, desenhos e vídeos que ilustrem o assunto trabalhado.
Ø       8º - Quanto mais caprichado for o seu PORTFÓLIO VIRTUAL, mais será valorizado.
Ø       9º - Quando tiver alguma dúvida, peça ajuda à sua professora na escola, ou aos pais em casa.
Ø       10º - O PORTIFÓLIO VIRTUAL é uma tarefa diária, não deixe acumular conteúdos.

5) AVALIAÇÃO  –  A professora acessará o seu PORTFÓLIO VIRTUAL ao longo de cada etapa, para avaliar o seu desempenho nas aulas, sem aviso prévio. Por isto, informe o endereço do seu Blog e mantenha o seu PORTFÓLIO VIRTUAL sempre atualizado.
Ø       a nota do PORTFÓLIO VIRTUAL terá valor igual a 10% do total de pontos de cada etapa.






de Andrew Niccol,
com Nicolas Cage
Baseado em fatos reais, o filme “Senhor da Guerra” é uma história de ação situada no mundo internacional do negócio de armas. O filme explora as conseqüências do fim da Guerra Fria – a enorme quantidade de armamento que os estados soviéticos venderam a outros países, principalmente da África, e a vasta soma de dinheiro que os negociantes de armas acabaram por ganhar.
Um deles é o dealer  Yuri Orlov. Proveniente da Ucrânia, antes do desmembramento dos estados da ex-União Soviética, a família Orlov emigrou para a América quando Yuri era ainda uma criança. Foi a intitular-se descendente de judeus que ele começou uma vida de inúmeras identidades fraudulentas, no mundo obscuro da venda de armas. Penetrando em algumas das mais mortais zonas de guerra, ele luta para ficar sempre um passo à frente do agente da Interpol, dos seus rivais no negócio, até mesmo dos seus clientes, onde se incluem os mais famosos ditadores.
Mas o que nos chama a atenção sob o ponto de vista de nossa consciência de cidadania é a liberdade com que o diretor e autor do roteiro se permite ter em criticar e denunciar de modo contundente o envolvimento do próprio governo americano nos negócios bélicos mundiais, sobretudo com países de ditadores sanguinários com os quais não poderia admitir relações sequer diplomáticas, quanto mais comerciais. Daí a conivência do establishment com o comércio ilegal de armas e suas relações com o submundo do crime e dos mais covardes atentados contra os direitos humanos.
A conclusão do roteiro, em que fica patente a vitória do crime contra o estado de direito americano, vai contra toda a tradição de luta e afirmação da legalidade da sociedade civil americana, através do sistema de mídia e a partir mesmo do que nos acostumamos a reconhecer como seu maior ideal de que o crime não compensa e a justiça acaba sempre por prevalecer.                                                                  

                                                          
Fontes: www.colegiosalesiano.com.br
            www.avozdocidadão.com.br 


                                                          by: Marina Nadu
________________________________________________________________________

Tema: Elaboração do portfólio virtual.

Na aula do dia 24/02 a professora Ana Clara entrgou para todos os alunos do 8° A uma folha com as instruções de como fazer o portfólio virtual e pra que serve o mesmo. Depois de lermos e discutirmos sobre a folha entregue a professora comentou sobre um filme que ela reconda para nós alunos assistirmos, o nome dele é O senhor das armas é um filme de 2005, do gênero drama, escrito e dirigido por Andrew Niccol.
O filme fala sobre:


 Niccol conta a história da vida de Yuri Orlov, um ucraniano que imigra para os EUA com toda a família. Após presenciar um assassinato, ele decide ingressar no mundo de venda de armas. Em poucos anos, torna-se um dos maiores traficantes do planeta e, enquanto tenta escapar dos policiais que o perseguem, deve evitar que suas atividades influenciem sua família.














Fontes: www.google.com.br   ( imagem )
            www.cineplayers.com  ( filme )

Supostamente baseado em fatos reais (Niccol afirmou que Yuri Orlov é um amálgama de cinco traficantes existentes), O Senhor das Armas começa de maneira magistral.



                                                      By: Marina Galindo


____________________________________________________________

Tema: Elaboraçãodo Portfólio virtual

     Hoje a professora Ana Clara entregou uma folha que estava explicando o que é para fazer no portfólio e como será avaliado. Ela montou os grupos: anjo e protegidos, começou a ler e explicar a folha.
     A professora passou o nome de um filme que chama "Senhor das armas" para nos assistirmos.
     O filme "Senhor das armas" é baseado em fatos reais. Atrvés de um Cdinome, Yuri Orlov, um imigrante ucraniano que vivia em Brooklin EUA.
     Yuri Orlov junto com seu irmão Vitaly Orlov, eles começaram a vender armas ilegualmente. E se tornaram um dos maiores traficantes.
     Vitalyse viciou em cocaína e é internado em uma clínica de reabilitação.
     Yuri se casou com Ava. Yuri estava sendo vigiado por Jack Valentine um agente da interpol que queria prendê-lo. Jack pediu ajuda a mulher de Yuri Ava, que não sabia sobre os negócios do marido, para que ela o entregua-se Yuri. Ava confronta Yuri, ao ser confrontado Yuri aceita parar com negócio de armas. E monta uma empresa legalizada,que comerciava terras.
     Yuri nãqo resistiu as propostatas e começou a vender novamente armas ilegal.
      O filme termina com um Yuri sem amigos, abandonado por aqueles que o amava e continuou trafican- do armas ilegualmente sem se importar com as consequências    
                                                                 
                                                                                                       

Fontes: http://www.google.com.br/ (imagem)
 http://www.analisesenhordasarmas.blogspot.com.br/ (resumo do filme)













                                      By:Talita Monteiro