01 dezembro 2012

Resumo da aula do dia 13/11

Tema: Período Joanino

Hoje a professora Ana Clara não deu continuidade ao debate anteriormente falado. Foi passado uma atividade avaliativa em sala, que foi entregue, e seu tema era a Transferência da Corte Portuguesa para o Brasil - 1808 a 1821.
A  professora explicou como a atividade deveria ser feita. Uma linha de tempo foi passada no quadro e teve que ser completada de acordo com os textos do livro didático de história da RSE.


A transferência da corte portuguesa para o Brasil foi uma forma de refúgio para Dom João VI da tentativa de invasão de Portugal por Napoleão Bonaparte.
A Chegada da família real no Rio de Janeiro foi de grande euforia. Houve foguetório, luminárias, por nove dias e nove noites. O povo parecia perceber que haveriam de vir mudanças importantes na política brasileira.
Um porém aconteceu, o povo não esperava que seriam obrigados a ceder suas casas para as famílias que chegarão, foram literalmente despejados. Mais de quinze mil pessoas tinham vindo a corte. Bastava apresentar uma carta assinada por P.R (Príncipe Real) que todos já sabiam "ponha-se na rua", era a tradução irônica para a temida assinatura.


by: Marina Nadu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.